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cidadedopoker
Por Edison Veiga
04/07/2024 03h30 Atualizado 04/07/2024
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: GETTY IMAGES via cidadedopoker
Dicionários costumam definir o dízimo de 💰 duas formas. Primeiro como "um tributo pago por fiéis a suas igrejas". Mas também como "a décima parte", ou "dez 💰 por cento do total".
Na tradição judaico-cristã, o pagamento dessas quantias remonta ao princípio da própria organização dos serviços religiosos.
Nominalmente, o 💰 dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia ainda no livro do Gênesis, que abre o Antigo Testamento.
No capítulo 14, quando 💰 há a narrativa de que Abraão retornou vitorioso da guerra e foi tomar a bênção de Melquisedeque, enigmática figura apresentada 💰 como "sacerdote do Deus Altíssimo".
No versículo 20 está a menção de que "Abraão deu-lhe o dízimo de tudo".
Conforme explica o 💰 padre Welington Cardoso Brandão, mestre em cidadedopoker teologia moral e psicólogo, autor dos livros Pastoral do Dízimo e Terapia a 💰 Serviço do Dízimo, essa ideia de oferecer algo a Deus é comum nas passagens do Antigo Testamento e demonstra a 💰 origem da prática.
"O dizimo não foi criado. Ele aparece na Bíblia a partir do momento em cidadedopoker que percebemos que 💰 o homem depende também materialmente de Deus desde a criação do mundo e do homem", contextualiza o religioso.
"Assim, o dízimo 💰 é o agradecimento que o homem faz a Deus por alguma coisa que ele conseguiu."
Ele lembra que essa ideia aparece 💰 quando Caim e Abel "ofereciam a Deus parte do fruto de seu trabalho" e quando Noé, "depois do dilúvio, oferece 💰 um sacrifício a Deus".
"Era tipo uma barganha", resume ele.
"Uma prática de doar 10% de tudo o que era feito ou 💰 dos bens da terra ou da plantação ou dos animais."
Havia razões práticas, é verdade. Em uma época em cidadedopoker que 💰 o trabalho consistia na produção básica do necessário à sobrevivência, com a organização dos serviços religiosos aqueles que se dedicavam 💰 a tais assuntos precisavam solucionar a problemática do comer e viver.
Se um sacerdote estava ocupado o tempo todo com assuntos 💰 da fé, era necessário que de alguma forma os proventos lhe fossem garantidos por aqueles que labutavam na agricultura ou 💰 na pecuária.
História
"O dízimo era uma prática muito comum na antiguidade, no chamado Oriente Próximo. Grupos ofertavam parte dos seus ganhos, 💰 tiravam parte decidadedopokerprodução para o serviço religioso ligado a suas divindades", conta o historiador, teólogo e filósofo Gerson 💰 Leite de Moraes, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Moraes lembra que "não é a Bíblia quem inventa o dízimo". Ela registra, 💰 ela documenta uma prática que já era corrente naqueles tempos antigos.
"Estamos falando de sociedades agrárias, rurais, e de uma organização 💰 religiosa que começa a existir, e portanto, tem suas necessidades quanto à manutenção dos sacerdotes e da estrutura", contextualiza.
"O dízimo 💰 está associado à manutenção do culto, da casta sacerdotal. Isso era feito em cidadedopoker espécie. Do ponto de vista sociológico, 💰 não há problema algum, as religiões se organizaram todas desta maneira."
Mas o historiador lembra que à medida que instituições religiosas 💰 foram ficando mais poderosas e sofisticadas, o que costumava ser feito em cidadedopoker espécie passou a ter um valor pecuniário.
Templos 💰 passaram a ter cofres centrais, destinados a sustentar o sistema. As doações, então, eram feitas com o pagamento da décima 💰 parte daquilo que era obtido com a venda das mercadorias.
"A justificativa seguia a mesma: o dízimo era uma forma de 💰 demonstrar comprometimento com o sistema de adoração, de culto. Mostrava que a pessoa era fiel e que, portanto, estava inserida 💰 em cidadedopoker toda a lógica religiosa"
De acordo com padre Welington Brandão, é preciso lembrar que o cristianismo ressignificou a prática 💰 — o que, em cidadedopoker tese, deveria ser o principal argumento contra a leitura fundamentalista que alguns grupos religiosos fazem 💰 do Antigo Testamento.
Em síntese, o que era barganha passou a ser visto como agradecimento. E como sinal de participação.
"Antes era 💰 motivado pelo temor, um temor pelo castigo divino. No Novo Testamento, a lei do temor é substituída pela lei do 💰 amor. E o homem passa a oferecer o dízimo por amor", explica Brandão.
No Evangelho de Mateus, por exemplo, há uma 💰 passagem sobre isso. No capítulo 23, Jesus critica aqueles que pagavam o dízimo religiosamente mas deixavam de lado a prática 💰 da justiça e da misericórdia.
Essa atualização também deixou a questão dos 10% muito menos precisa e mais fluida.
Na segunda carta 💰 que Paulo envia aos Coríntios — e vale lembrar que o apóstolo se preocupou muito em cidadedopoker criar as regras 💰 para embasar aquelas primeiras comunidades cristãs —, ele conclamou que cada um desses "conforme o impulso do seu coração, sem 💰 tristeza nem constrangimento".
O vaticanista Filipe Domingues, vice-diretor do Lay Centre em cidadedopoker Roma e doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana de 💰 Roma, na Itália, ressalta que esse era um princípio daqueles primeiros cristãos: nunca pedir explicitamente, muito menos arbitrar um valor.
"Os 💰 apóstolos, desde o começo, não pediam nada. Jesus sempre dizia: vocês vão viver do que os outros derem, aceitem de 💰 bom coração aquilo que é oferecido", afirma.
"O dízimo deve ser interpretado não como um cifrão, mas como uma forma de 💰 ajudar a igreja nas coisas que ela precisa", acrescenta Brandão.
Finalidade
Ele defende que há três dimensões para fundamentar a contribuição, e 💰 elas seriam necessárias para justificá-la.
"A dimensão religiosa é a manutenção do templo em cidadedopoker si: funcionários, água, luz, telefone, limpeza, 💰 a hóstia e o vinho, o salário do padre. A dimensão missionária é o envio de dinheiro para outras obras 💰 e lugares que tenham necessidades específicas. E a dimensão caritativa é o destino de dinheiro para ajudar aos mais pobres, 💰 seja na manutenção de creches ou outras instituição, na doação de cestas básicas e outros auxílios", enumera ele.
"É bom lembrar 💰 que toda obra religiosa precisa de sustento material e que esse sustento vem inicialmente, direta ou indiretamente, de contribuições dos 💰 fiéis, por dízimos, esmolas e semelhantes", comenta o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da 💰 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
"Nas igrejas protestantes o pastor frequentemente é visto como um contratado da comunidade, o que 💰 implica numa boa gestão das entradas e muita transparência nos gastos, para viabilizar a manutenção da estrutura."
"Na Igreja Católica, a 💰 estrutura centralizada, o patrimônio artístico acumulado e a variedade de obras sociais e missionárias cria uma série de dificuldades para 💰 o sistema. O custo operacional é muito maior e a destinação final dos recursos nem sempre é visível para o 💰 contribuinte", acrescenta ele.
Ribeiro Neto lembra, contudo, que também há um simbolismo forte para os católicos, com "a ideia de que 💰 o dízimo não é só necessário para o sustento material da Igreja, mas também para o crescimento espiritual do crente, 💰 que se sente mais colaborador decidadedopokercomunidade e da obra de Deus no mundo".
No Código de Direito Canônico vigente, 💰 promulgado pelo papa João Paulo II (1920-2005) em cidadedopoker 1983, a contribuição financeira dos membros da Igreja está prevista no 💰 artigo 222.
"Os fiéis têm a obrigação de prover às necessidades da Igreja, de forma que ela possa dispor do necessário 💰 para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade, e para a honesta sustentação de seus ministros", 💰 diz o texto.
"Têm ainda a obrigação de promover a justiça social e, lembrados do preceito do Senhor, de auxiliar os 💰 pobres com seus próprios recursos."
Se é um costume arraigado às próprias criações das religiões, por outro lado foi inevitável, ao 💰 longo do tempo, que a evolução da prática do dízimo também tenha dado brecha para o surgimento de abusos. Muitas 💰 vezes protagonizados por exploradores da fé alheia.
"Tanto para as igrejas protestantes históricas quanto para a igreja católica romana, a fundamentação 💰 bíblica para a contribuição, ou o dízimo, é a mesma: trata-se de uma oferta de gratidão a Deus, que deve 💰 ser feita por todas as pessoas batizadas", explica a pastora luterana Romi Márcia Bencke, secretária geral do Conselho Nacional de 💰 Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
Ela explica que o que costuma variar é que "algumas igrejas trabalham com [a ideia de] 💰 o dízimo, ou seja, 10% daquilo que os fiéis recebem, enquanto outras trabalham com a contribuição voluntária, ou seja, as 💰 pessoas da comunidade contribuem com aquilo que podem, e se podem".
"Assim, não é estabelecido um valor específico".
Bencke ressalta que as 💰 igrejas devem sempre informar "o destino das contribuições". Isso pode ser feito mediante a publicação de balanços.
"Geralmente, um determinado percentual 💰 fica com a paróquia local para ela poder realizar os seus trabalhos e outro percentual vai para a igreja nacional. 💰 Muitas paróquias, na maioria das vezes, [também] precisam realizar eventos para cobrir suas despesas anuais. As contribuições são destinadas a 💰 serviços diaconais e sempre há a prestação de contas nas assembleias, concílios, indicando quanto foi arrecadado ao longo do ano 💰 e para onde as contribuições foram destinadas", frisa ela.
Nessa questão, a da prestação de contas, reside a principal diferença entre 💰 as igrejas neopentecostais e as tradicionais. E a explicação está no cerne da teologia da prosperidade.
Conforme explica o sociólogo Edin 💰 Sued Abumanssur, coordenador do curso de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e líder do 💰 Grupo de Estudos do Protestantismo e Pentecostalismo da mesma instituição, a teologia da prosperidade "monetizou o sacrifício".
Porque o que justifica 💰 essas doações, segundo a teologia da prosperidade, é uma maneira de exercer um sacrifício a Deus, expressando um compromisso "em 💰 uma batalha espiritual", fundamenta o pesquisador.
"Sacrifício não é uma coisa exclusiva dos neopentecostais. A maioria das religiões trabalha com essa 💰 ideia. Mas se o catolicismo popular tem coisas como 'ir para Aparecida a pé' para conseguir uma graça, 'fazer promessa 💰 para algum santo', 'jejuar', a inovação neopentecostal é a monetização do sacrifício", explica Abumanssur.
"É a maneira como o fiel assume 💰 seu compromisso com o lado divino, o lado de Deus na batalha. E, por essa lógica, Deus abençoa conforme o 💰 sacrifício."
Segundo ele, essa monetização "representa o poder, a profundidade e o tamanho do compromisso" e "quanto maior o compromisso, maior 💰 deve ser a bênção de Deus".
Desta forma, uma pessoa pobre que doa um valor considerado pequeno está fazendo um sacrifício 💰 maior do que aquele que têm muitas posses e doa uma quantidade considerada alta — mas que não interfere em 💰 cidadedopoker seu dia a dia.
"E não existe a prestação de contas. Os fiéis não estão nem aí para isso, porque 💰 o conta para ele é o compromisso dele com Deus. Não interessa o que o pastor vai fazer com esse 💰 dinheiro, não é mais problema do fiel se vai servir para uma obra de caridade, e essas igrejas fazem muitas 💰 obras de caridade, se vai servir para financiar um deputado ou para comprar um iate", argumenta o sociólogo.
"A teologia da 💰 prosperidade não trabalha com dinheiro. Trabalha com o sacrifício, que é monetizado pelo dinheiro", resume. "O dinheiro é o mediador 💰 do sacrifício."
'Moeda de troca'
Nas últimas décadas o que se viu também foi a disseminação, em cidadedopoker igrejas neopentecostais fundamentalistas, da 💰 ideia da teologia da prosperidade.
Para especialistas, isso provocou uma distorção da explicação e da finalidade do dízimo.
"Essa teologia da prosperidade 💰 trouxe a ideia de que você não somente obedece a um mandamento de Deus devolvendo a décima parte como fidelidade 💰 à obrigação dele de abençoar, mas que acidadedopokeroferta criaria um compromisso de Deus com você", diz Moraes.
"Essa teologia 💰 diz que se você foi fiel a ele, pagando, ele também vai ser fiel a você, abrindo as portas do 💰 céu para você, recompensando-o com riqueza, bênção, saúde e que tudo vai dar certo."
O dízimo então passou a ser moeda 💰 de troca.
"E a teologia da prosperidade leva adiante esse discurso, olhando do ponto de vista do negócio, ou seja, que 💰 todo negócio pode ser incrementado", explica o historiador.
"Aparecem as correntes de oração que pedem ofertas, o pastor que tem um 💰 discurso no meio do culto dizendo que está tendo a revelação de Deus que alguém ali vai doar R$ 100 💰 mil para a causa do Senhor e coisa e tal. Tem gente que vê e faz esse tipo de oferta, 💰 incentivado pelo discurso."
E há os testemunhos motivadores.
"Gente que vai ao púlpito para dizer que fez exatamente o que o pastor 💰 mandou e 'a vida prosperou'. Isso dá uma legitimidade ao modelo", comenta Moraes.
"É preciso distinguir as contribuições destinadas à sustentação 💰 de uma igreja que desenvolve um serviço público, de natureza espiritual e social, da exploração da fé popular em cidadedopoker 💰 proveito próprio, que pode acontecer em cidadedopoker qualquer época, mas se tornou particularmente escandalosa nos tempos atuais", salienta Ribeiro Neto.
"É 💰 muito difícil fazer essa distinção, entre o serviço público e a apropriação privada, sem incorrer em cidadedopoker preconceitos e estereótipos, 💰 mas é uma necessidade premente em cidadedopoker nossas sociedades."
Padre Brandão também acredita ser importante diferir uma coisa da outra.
"Muitas igrejas 💰 evangélicas pentecostais, com essa teologia da prosperidade, vendem a ideia de que 'quanto mais eu der, mais eu vou receber', 💰 como se estivéssemos negociando com Deus", critica ele.
"Essa teologia só funciona quando você tem um sociedade prosperando economicamente", contextualiza ele.
"Por 💰 isso há uma relação umbilical entre religião e política."
O vaticanista Domingues concorda que as igrejas neopentecostais tendem a dar uma 💰 "ênfase muito grande na questão do sucesso individual e da prosperidade material", com a a ideia de "que aquilo que 💰 você dá para a igreja de alguma forma vai voltar para você, levando-o a um sucesso material".
"E eles [os pastores] 💰 dizem claramente quanto querem, pedem… Não podemos generalizar mas é muito comum essa interpretação desvirtuada daquilo que é o dízimo", 💰 diz Domingues.
"Em vez de ser uma coisa para sustentar a ação da igreja e da caridade, passa a ser entendido 💰 como um investimento individual espiritual e material, na linha do 'eu invisto para tirar algum benefício disso depois'."
Papiro antigo sobre 💰 a infância de Jesus
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